COMO APOIAR | NIB: PT50 0035 0769 0000 3166 9300 9 x

A Nossa História


Somos uma Associação com história!

Once upon a time…

 

A Fundadora e anterior Presidente Celmira Macedo, realizou um levantamento sobre as necessidades das famílias de pessoas com deficiência, limitações ou incapacidades (Necessidades Especiais – NE) do distrito de Bragança (num número superior a 1000). Esta investigação foi realizada no âmbito da sua tese de doutoramento, onde verificou uma rede de suporte social deficitária:

  • Falta de serviços de apoio e reabilitação para crianças, jovens e adultos com NE (86% );
  • Falta de serviços de apoio a jovens adultos/as com NE, na promoção da formação profissional (86%);
  • Problemas na inclusão das pessoas com NE no mercado de trabalho (48%);
  • Falta de locais de animação sócio cultural para pessoas adultas com deficiência (97%);
  • Falta de equipamentos sociais, que os possam albergar, por incapacidade da família (94%);
  • Falta  de Centros de Férias  e Lazer (94%);
  • Pouca  informação disponibilizada às famílias sobre as problemáticas dos filhos/as, sendo esta essencial no processo de vivência do diagnóstico (96%).
  • Falta de materiais lúdico-didáticos para trabalhar com os filhos/as, promovendo a sua aprendizagem e inclusão social (96%).

 

Celmira Macedo, realizou uma pausa na sua tese e iniciou um caminho de pressão na comunidade educativa, social e na área da saúde. Consegue, através da Sub-Região de saúde, em 2007, o reforço de técnicos nos Centros de Saúde (Psicólogos, Terapeutas, …) para o apoio a esta população.

 

Em 2009, inicia uma outra vertente deste projeto, formar as famílias com um modelo de formação parental inovador: “Escola de Pais.nee”. O interesse e capacitação dos pais e mães envolvidos é de tal modo forte que, juntos, criam em Junho de 2009 a Associação LEQUE, sob o prisma de “para um leque de dificuldades, juntos encontraremos um leque de soluções”.

Em Dezembro de 2018, a Presidente da Associação Leque, Celmira Macedo, apresentou carta de demissão, sucedeu-lhe assim, conforme estatutos a Vice-presidente eleita no quadriénio 2018/2021, Carla Fernandes, que já tinha as funções executivas, mantendo assim a missão e valores da anterior Presidente.

“Somos uma Associação com História,… e que iremos continuar a fazer história,…”

 

 

 

 

Share Button
© Copyright - LEQUE - by Purple